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Discussões sobre o papel do Poder Legislativo

Programa Bastidores

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No dia do Parlamento, Bastidores discute o papel do Poder Legislativo. O programa aborda temas como as condições das atividades desenvolvidas pela Câmara dos Deputados, as interferências do Executivo no Congresso Nacional, o trabalho desenvolvido pelas comissões permanentes da Casa e a imagem do Legislativo junto à população. Participam do Bastidores o cientista político da Universidade de Brasília, Ricardo Caldas, o deputado Mário Heringer (PDT-MG), o deputado Edson Duarte (PV-BA), a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara e o deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

Fonte: TV Câmara

Ouvidor quer incentivar participação da sociedade na Câmara (Câmara Hoje)

TV Câmara – Câmara Hoje (seg a qui 21h)

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara. De segunda a quinta, às 21h, ao vivo.

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Ouvidor quer incentivar participação da sociedade na Câmara

Há oito anos, a Câmara tem um canal de comunicação direto com o brasileiro. A Ouvidoria Parlamentar recebe reclamações, sugestões e dúvidas sobre os projetos que estão sendo analisados pelos deputados. O novo ouvidor, deputado Mário Heringer (PDT-MG), assumiu com um objetivo: estimular cada vez mais a participação da sociedade.

Créditos:
– Narração: Claudia Brasil
– Regina Fontes – assessora técnica da Ouvidoria
– Dep. Mário Heringer (PDT-MG) – Ouvidor da Câmara


Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara

Educação é prioridade para Mário Heringer que busca mais recursos junto ao Estado

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Dando continuidade às ações voltadas à educação, tais como transporte escolar, mobiliário e reformas nas escolas, como também informática, o deputado Mário Heringer vem fazendo, continuamente, gestões junto ao governo

estadual, através da Secretaria. Estadual de Educação, para liberação de recursos para as comunidades mineiras.
Ele acredita que “na importância da educação como ponto determinante para o futuro da de jovens e adultos brasileiros. Investir na educação é invetir no futuro dos nossos mineiros, é contribuir para uma redução nas desigualdades sociais.”
Para o Programa Transporte Escolar 2009, no mês de março, foram liberados recursos para os seguintes municípios:

ARGIRITA – R$ 15.000,00 (Quinze mil reais).

FARIA LEMOS – R$ 38.964,00 (Trinta e oito mil, novecentos e sessenta e quatro reais).

MANHUMIRIM – R$ 83.749,00 (Oitenta e três mil, setecentos e quarenta e nove reais).

QUARTEL GERAL – R$ 15.000,00 (Quinze mil reais).

REDUTO – R$ 104.035,00 (Cento e quatro mil e trinta e cinco reais).

RIO MANSO – R$ 97.080,00 (Noventa e sete mil e oitenta reais).

DURANDÉ – R$ 212.144,00 (Duzentos e doze mil, cento e quarenta e quatro reais).

Serão doados também, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, um Kit de Informática para os seguintes municípios:

DURANDÉ – destinado ao Conselho Tutelar deste Município.

MANHUMIRIM – destinado ao Conselho Tutelar deste Município.

FARIA LEMOS – destinado ao Conselho Tutelar deste Município.

REDUTO – destinado ao Conselho Tutelar deste Município.

Ainda serão liberados recursos para os municípios de MANHUMIRIM, na ordem de R$ 3.200,00 (Três mil e duzentos reais) para a Escola Estadual de Manhumirim e R$ 2.000,00 (Dois mil reais) para a Escola Nicéas Ferreira Aguiar, para aquisição de mobiliário, manutenção e custeio

Para o município de ARGIRITA – liberação de recursos para a Escola Estadual Professor Luiz Antônio Pires de Souza na ordem de R$ 8.800,00 (Oito mil e oitocentos reais) para “Aquisição, Reforma de Mobiliário e Equipamentos em Escolas da Rede Estadual de Ensino” e R$ 4.500,00 (Quatro mil e quinhentos reais) para “Manutenção e Custeio em Escolas da Rede Estadual de Ensino”.

Para DURANDÉ –  liberação de recursos para a Escola Estadual Emília Maria Diniz na ordem de R$ 6.500,00 (Seis mil e quinhentos reais) destinados a “Aquisição e Reforma de Mobiliário e Equipamentos em Escolas da Rede Estadual de Ensino”.

Mário Heringer participa como palestrante do Fórum Nacional

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O deputado Mário Heringer participará, como palestrante, nos dias 23 e 24 de abril próximo, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, do Fórum Nacional dos Presidentes de Câmaras Municipais das Capitais. O Fórum foi criado com o objetivo de buscar a valorização dos legislativos

municipais e possibilitar a troca de experiências sobre atividades parlamentares. A coordenação do evento coube a Vereadora Luzia Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte cujo o objetivo desse Encontro discutir temas de máxima urgência: a reforma política e a PEC 47.
REFORMA POLÍTICA
O tema ganhou fôlego com o envio, por parte do governo federal, de uma proposta de reforma política composta por seis projetos de lei e uma proposta de emenda constitucional ao Congresso Nacional no mês de fevereiro.
Câmara Federal e Senado anunciaram, em seguida, a criação de comissão mista para agilizar a discussão e a tramitação das propostas existentes.
Voto distrital, voto em lista, coligações, inelegibilidade, financiamento público de campanhas, fidelidade partidária, cláusula de barreira, suplência e reeleição são temas das propostas a serem discutidos no Encontro de Belo Horizonte.
PEC 47
A PEC Nº 47, formada a partir de assunto destacado da PEC Nº 20, fixa o percentual do orçamento municipal a ser repassado às Câmaras Municipais, chegando a reduzir o valor do repasse em até 60%.
A PEC 47 está tramitando nas Comissões Parlamentares do Senado Federal e deve ser votada ainda no primeiro semestre de 2009.
O Encontro de Belo Horizonte visa discutir os impactos da PEC Nº 47 na administração das casas legislativas municipais, apresentar a atual situação e as perspectivas de tramitação no Congresso Nacional.
Além disso, proporcionará aos presidentes de Câmaras a oportunidade de discutir sobre possíveis ações seguintes, sempre em vista o fortalecimento da democracia representativa no país.
PROGRAMAÇÃO
23 de abril – quinta-feira
18:00 – Credenciamento
19:00 – “Reforma política: perspectivas institucionais”
* Deputado Virgílio Guimarães (PT – MG)
* Deputado Humberto Souto (PPS – MG)

24 de abril – sexta-feira
09:00 – “PEC 47: tramitação e impactos na admi-nistração das Câmaras Municipais”
* Senador Valter Pereira (PMDB – MS) – Relator da emenda na CCJ do Senado
* Deputado Mário Heringer (PDT – MG) – Presidente da Comissão Especial que analisou a PEC Nº 333 na Câmara Federal
* Frederico Stéfano de Oliveira Arrieiro – Procurador-Geral da CMBH
11:00 – Intervalo
11:30 – Deliberação sobre atuação do Fórum Nacional dos Presidentes de Câmaras Municipais das Capitais e assinatura da Carta de Belo Horizonte
13:00 – Encerramento dos trabalhos técnicos
15:00 – Atividade cultural
Informações gerais, informações sobre hospedagem e confirmação de presença:
forumnacional @ cmbh.mg.gov.br
(31)3555-1106
Para saber mais acesse:

Mário Heringer pede ao STF que mantenha ação sobre PEC dos Vereadores

deputadoO presidente da comissão especial que analisou a PEC 333/04, deputado Mário Heringer (PDT-MG), quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o mandado de segurança impetrado em dezembro, pelo Senado, contra a decisão da Câmara de não promulgar
a proposta, conhecida como PEC dos Vereadores. No início de março, o Senado desistiu do mandado de segurança. Apesar disso, Heringer prefere que o processo no Supremo tenha continuidade, para evitar demora na análise da PEC. Ele se reuniu nesta segunda-feira com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, e pediu para integrar a ação.

“Eu entrei na mesma ação como um sócio dela. Se for retirada por alguém, ela continuará em andamento. Fiz isso porque conheço o trâmite de uma PEC, conheço a demora numa comissão especial e acho que não temos mais de esperar”, explicou o deputado.

Segundo ele, Gilmar Mendes disse que irá consultar o relator do processo, ministro Menezes Direito, sobre a viabilidade de manutenção do mandado de segurança.

Polêmica
No ano passado, a Câmara aprovou a proposta para ampliar em cerca de sete mil o número de vagas nas câmaras de vereadores e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas do Legislativo nos municípios. Ao analisar a PEC, contudo, o Senado aprovou apenas a ampliação da quantidade de vereadores, sem a limitação nos gastos. Por isso, o então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, se recusou a promulgar o texto, o que levou o Senado a procurar o Supremo e pedir a promulgação parcial da PEC.

Um acordo entre as duas Casas fez com que o Senado desistisse da ação no STF. As atuais direções da Câmara e do Senado também concordaram que os senadores analisariam os gastos com as câmaras municipais e só depois o texto modificado seria votado novamente pela Câmara na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em uma comissão especial e, em seguida, no Plenário.

Na última semana, a CCJ se manifestou a favor da promulgação da PEC no que diz respeito ao número de vereadores. O parecer da CCJ ainda precisa ser submetido ao Plenário.

Para saber mais acesse:
http://www.camara.gov.br/internet/agencia/materias.asp?pk=132896

Currículo Resumido

Mário Lúcio Heringer
 
Nascimento: 30/09/1954
Profissões: Médico e Administrador Hospitalar
Filiação: Gedalias Jacob Heringer e Arlete da Matta Heringer
Legislaturas: 2003-2007, 2007-2011 e 2011-2015
 
Gabinete: 573, Anexo 3, Fone: 3215-5573, Fax: 3215-2573
Email: [email protected].br
 
CURRÍCULO COMENTADO

O deputado federal Mário Heringer é médico e administrador hospitalar, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e natural da cidade de Manhumirim, Zona da Mata Mineira. Está em seu segundo mandato como deputado federal

Em 2004, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com atuação destacada no caso dos presos políticos durante o período da ditadura e na discussão sobre a abertura dos arquivos confidenciais do regime militar.

Foi membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no biênio 2005/2006, cooperando na condução dos trabalhos da Casa. Em 2008, liderou o Bloco Parlamentar PDT-PSDB-PCdoB-PMN-PRB.

Atualmente, é coordenador da bancada mineira na Câmara dos Deputados, com função de interlocução junto ao Governo Federal para Orçamento e Gestão. Desde que ingressou na Casa, integra também a Frente Parlamentar de Defesa da Saúde, trabalhando para melhorar o acesso da população à saúde e as condições de atendimento na rede hospitalar. Preside, ainda, a Frente Parlamentar em Defesa da Representatividade Proporcional dos Municípios.
 
No início de março, foi escolhido para conduzir a Ouvidoria Parlamentar no biênio 2009/2010. Como Ouvidor-Geral, pretende implementar um sistema de pesquisa e avaliação com os cidadãos nas Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais para saber a opinião da população sobre os temas em discussão no Legislativo.
 
Além de Ouvidor-Geral, Mário Heringer é titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano e suplente nas Comissões de Seguridade Social e Família e Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Currículo Resumido

Mário Lúcio Heringer
Legislaturas: 2003-2007, 2007-2011 e 2011-2015
Endereço: Praça dos Três Poderes – Câmara dos Deputados
Gabinete 573 – Anexo III
Cep: 70160-900 – Brasília – DF
Fone: 3215-5573
Fax: 3215-2573
Email: [email protected].br
 
CURRÍCULO COMENTADO

O deputado federal Mário Heringer é médico e administrador hospitalar, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e natural da cidade de Manhumirim, Zona da Mata Mineira. Está em seu terceiro mandato como deputado federal

Em 2004, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com atuação destacada no caso dos presos políticos durante o período da ditadura e na discussão sobre a abertura dos arquivos confidenciais do regime militar.

Foi membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no biênio 2005/2006, cooperando na condução dos trabalhos da Casa. Em 2008, liderou o Bloco Parlamentar PDT-PSB-PCdoB-PMN-PRB.

Foi líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados, com função de interlocução junto ao Governo Federal para Orçamento e Gestão. Também já participou da Frente Parlamentar de Defesa da Saúde, trabalhando para melhorar o acesso da população à saúde e as condições de atendimento na rede hospitalar. Presidiu, ainda, a Frente Parlamentar em Defesa da Representatividade Proporcional dos Municípios.
 
Em março de 2009 foi escolhido para conduzir a Ouvidoria Parlamentar no biênio 2009/2010. Como Ouvidor-Geral, trabalhou pela implementação de um sistema de pesquisa e avaliação com os cidadãos nas Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais para saber a opinião da população sobre os temas em discussão no Legislativo.
 
Além de Ouvidor-Geral, Mário Heringer foi titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano e suplente nas Comissões de Seguridade Social e Família e Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
 
Hoje o deputado Mário Heringer compõe a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e é Suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

OuvidoDicas: Uma página aberta para a cidadania

Ano III – nº 8 / Dez-2004
Conheça e participe. Aqui você vai conheçer os principais conceitos, etapas e o que a Câmara dos Deputados está fazendo sobre o assunto.

O QUE É PROCESSO LEGISLATIVO?

No decorrer da História da humanidade, o Parlamento assume um papel fundamental no processo político e, hoje, é um elemento essencial à democracia. O fortalecimento da relação entre a sociedade e o Parlamento, com participação efetiva de todos os segmentos, é um desafio cotidiano que deve ser assumido por todos nós.
Para isso, o cidadão brasileiro deve estar informado sobre a importância do processo legislativo na sustentação da democracia.

No Brasil, o processo legislativo federal é definido na Constituição Federal e é detalhado pelo Regimento Interno da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Regimento Comum do Congresso Nacional.

É fundamental enfatizar a importância da atenção dos cidadãos e cidadãs às atividades e deliberações do Congresso Nacional, particularmente da Câmara dos Deputados, pois direta ou indiretamente as decisões tomadas no Parlamento irão influenciar a vida de todos e de todas. Devido a isso, é essencial entender o que é processo legislativo, conhecer as funções dos/as parlamentares, participar e acompanhar sempre a vida política de nosso país. O aperfeiçoamento do Legislativo também depende do acompanhamento e da fiscalização da sociedade.


PROCESSO LEGISLATIVO

É a sequência de atos realizados com vistas à elaboração de normas jurídicas. Para isso, são observadas regras próprias, como a iniciativa, o emendamento, a discussão, a votação, a participação do Presidente da República, quando for o caso, entre outras particularidades do processo legislativo. Como produto desse sistema, o Congresso Nacional produz emendas à Constituição, Leis Complementares, Leis Ordinárias, Decretos Legislativos, Resoluções, além de apreciar as medidas provisórias e autorizar a elaboração das leis delegadas.

SISTEMA BICAMERAL

A Constituição Federal assinala que o processo legislativo federal brasileiro é organizado em um sistema bicameral, exercido pelo Congresso Nacional, que é composto de duas Casas Legislativas, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Em regra, uma Casa Legislativa inicia o processo e a outra revisa. Assim, aprovada por uma Casa Legislativa, a matéria será submetida à avaliação da outra, podendo esta propor emendas para aperfeiçoar a proposta. Esse modelo não ocorre no âmbito dos estados e municípios, que elaboram suas normas unicameralmente, a partir da atuação das assembléias legislativas e das câmaras municipais, respectivamente.

Entenda melhor o que é PROCESSO LEGISLATIVO

Proposições: São as matérias sujeitas à deliberação do Congresso Nacional. Em regra, considera-se proposição: as propostas de emenda à Constituição, os projetos, as emendas, as indicações, os requerimentos, os recursos, os pareceres, as propostas de fiscalização e controle. Cada uma dessas espécies tem finalidade e tramitação própria.

Como a sociedade pode participar do processo de elaboração das leis?
Nos termos da Constituição Federal, mediante a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular (art. 14, III e art. 61, §2º, Constituição Federal) ou por intermédio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (Resolução nº 21, de 2001).

Como proceder em cada um dos casos?
O projeto de inciativa popular deve ser apresentado à Câmara dos Deputados, com assinatura de, no mínimo um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos/as eleitores/as de cada um deles (art. 61, §2º, Constituição Federal).
Na Comissão de Legislação Participativa (CLP), as sugestões de projetos de lei, de decreto legislativo e de resolução, entre outras, devem ser encaminhadas pelas associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil por via postal, ao seguinte endereço: Comissão de Legislação Participativa – Câmara dos Deputados – Anexo II – Sala 121-A – CEP 70.160-900 – Brasília-DF, por fax: (61) 216-6699/6700, pelo correio eletrônico: [email protected] ou ainda pela entrega da sugestão diretamente na referida Comissão.
– É importante ressaltar que, entre agosto de 2001 e outubro de 2004, foram apresentadas na CLP 165 sugestões de iniciativa legislativa, das quais 64 já foram aprovados no âmbito da Comissão, estando prontas para iniciar tramitação como proposições legislativas.

SAIBA MAIS UM POUCO

Congresso Nacional: O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal (art. 44, caput, Constituição Federal).

Câmara dos Deputados: Compõe-se de representantes do povo, eleitos/as pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal (art. 45, caput, Constituição Federal). Hoje são 513 deputados e deputadas.

“Conheça a sua Casa” – A Câmara dos Deputados lançou este programa com a inteção de estreitar cada vez mais as relações da instituição com os funcionários desta Casa Legislativa. E à medida que os funcionários conhecem mais a Casa onde trabalham, se tornam habilitados a apresentar a instituição para outras pessoas, atuando como multiplicadores no processo de democratização do acesso à Câmara.
Existem também o programa de visitação da Câmara dos Deputados voltado para a sociedade em geral: é a Visitação Institucional realizada pela Coordenação de Relações Públicas (SECOM). Marque a sua visita guiada e convide a família e os amigos para conhecerem a Casa de todos os brasileiros e brasileiras. Para agendar o passeio pela Câmara é só ligar para: (61) 216-1771

Senado Federal

É composto por 3 representantes de cada um dos Estados e do Distrito Federal, eleitos/as segundo o princípio majoritário (art. 46, Constituição Federal). Atualmente são 81 senadores e senadoras.
Em 05/05/1823, nos trabalhos da Assembléia Geral e Constituinte, foi apresentado o primeiro projeto de lei do Brasil. Pesquise mais na Seção de Documentos Históricos do Arquivo da Câmara dos Deputados. Você pode fazê-la pessoalmente, por intermédio do telefone (61) 216-5641, ou ainda no endereço eletrônico: [email protected]

Conheça o Arquivo da Câmara dos Deputados agendando uma visita. Os interessados deverão ligar no telefone: (61) 216-5610

Principais etapas de um Projeto de Lei

Estas são algumas etapas de um projeto de lei:

Iniciativa Legislativa – Em regra, podem propor projetos de leis (ordinária e complementar): Parlamentar, Comissões da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional, o Presidente da República, o Procurador-Geral da República, os Tribunais Superiores, o Supremo Tribunal Federal, cidadãos e cidadãs.

Casa Iniciadora – É a Casa Legislativa que tem a incumbência de iniciar a tramitação da matéria.

A Câmara dos Deputados como Casa iniciadora do processo legislativo – por força da Constituição Federal, a maioria dos projetos de lei inicia-se pela Câmara dos Deputados. Assim, quando a iniciativa de apresentação da proposição partir do Presidente da República, do Procurador-Geral da República, dos Tribunais Superiores, do Supremo Tribunal Federal, dos Deputados, das Comissões da Câmara dos Deputados e dos/as cidadãos/ãs, a tramitação começará pela Câmara dos Deputados.

Casa Revisora – É a Casa Legislativa que tem a incumbência de rever o projeto de lei aprovado pela Casa iniciadora, podendo rejeitá-lo, aprová-lo integralmente ou propor emendas. Neste último caso, retornará o Projeto de Lei à Casa iniciadora para exame das emendas. Assim, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal podem atuar tanto como Casa revisora quanto como Casa iniciadora, conforme o caso.

Emenda – é a proposição que visa aperfeiçoar o projeto de lei, sugerindo modificações ao texto original.

Veto – é a discordância do Presidente da República em relação ao texto, ou à parte desse texto, do projeto de lei aprovado no Congresso Nacional.

Sanção – é a concordância do Presidente da República com o texto do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional.

Promulgação – É o reconhecimento da existência de uma nova lei, ordenando a sua publicação.

O que a Câmara está fazendo?

PLENARINHO

O Pelanarinho é um novo endereço eletrônico colocado à disposição da sociedade pela Câmara dos Deputados. O objetivo desse novo projeto é permitir ao público infanto-juvenil conhecer o trabalho executado pelos/as parlamentares na Câmara dos Deputados. Cidadania, Meio Ambiente, Saúde, Política são assuntos que estão nas páginas eletrônicas do Plenarinho e contribuem para despertar em nossas crianças e adolescentes a importância do processo legislativo na construção da democracia.
Além de informações legislativas, transmitidas de forma didática e acessível, o Plenarinho oferece às crianças e jovens, jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas que permitem conhecer os assuntos de maneira leve e prazerosa. O endereço é: www.camara.gov.br-Plenarinho

Seminário
PARLAMENTO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA

O papel do Congresso Nacional, a necessidade de alterações em alguns pontos do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, aspectos da Reforma Política e outros temas foram discutidos em seminário realizado na Câmara dos Deputados pela Ouvidoria Parlamentar, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e pelo gabinete da deputada Iriny Lopes.
Durante um dia inteiro reuniram-se representantes do Governo, do Poder Legislativo e da Sociedade Civil, com o objetivo de discutir temas relacionados à rotina parlamentar e ao funcionamento da Câmara dos Deputados, enfatizando as proposições que tramitam na Casa, relacionadas a questões como a redução do recesso parlamentar e a remuneração relativa à convocação extraordinária. O Seminário resultou na elaboração de uma publicação e um cd-rom. Conheça a íntegra dos debates acessando a página da Câmara: www.camara.gov.br-OuvidoriaParlamentar-Seminários

ESTÁGIO-VISITA DE CURTA DURAÇÃO

É um programa da Câmara dos Deputados destinado a estudantes do 3º grau de vários estados brasileiros, oferecendo a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara dos Deputados, participar de palestras, seminários ou conferências sobre o trabalho dos parlamentares e o funcionamento da Casa. As universidades ou alunos e alunas interessados/as no programa deverão procurar os/as deputados/as federais do seu estado, para efetuar a inscrição.

Aceito que meu WhatsApp seja incluído em uma lista de contatos para recebimentos de avisos sobre o webnário e outros assuntos.