A missão de ensinar é uma das mais nobres. Valorizar nossos educadores é valorizar a educação.
Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) trouxe dados assustadores. O Brasil lidera ranking de agressões a professores, em um universo de 34 países pesquisados.
Enquanto a média mundial de agressões ou intimidações gira em torno de 3% por semana, no Brasil o índice passa de 12%.
Não podemos permitir que nossos professores sejam desrespeitados, desvalorizados.
Outra pesquisa detalha o problema da violência contra nossos professores em Minas Gerais.
A cada 10 educadores, quatro já foram agredidos. O levantamento é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.
Preocupado com a violência nas escolas, onde, muitas vezes, professores são agredidos pelos próprios alunos, apresentei o Projeto de Lei 3036/15. A proposta determina aumento da pena, em um terço, no caso de crimes de homicídio, lesão corporal, injúria e dano cometido contra profissional de educação.
Outro projeto de lei para tentar atacar o problema da violência contra os professores é o Projeto de Lei 3035. Apresentado em 2015, o projeto prevê a suspensão do Bolsa Família de adolescente que cometer ato infracional na escola. Se a vítima for professor, o benefício é cancelado.
Foram muitos discursos já proferidos ao longo de meu mandato em defesa dos professores. Meus discursos somam-se a projetos de lei em busca de mais segurança e respeito aos nossos educadores.
Sabemos que a educação é a base para um país mais justo. Para um país diminuir as desigualdades sociais. Um Brasil rico de sabedoria é um país melhor e esse é meu lema quando penso na importância de se valorizar nossos professores.
* Imagem
Centro Socioeducativo de Justinópolis.
Dala: 19/05/15
Local: Centro Socioeducativo
Foto: Omar Freire – Imprensa MG
Comments: 2
Todos reconhecem que a educação é o caminho para mudar o país. Mas por que Minas Gerais ainda não paga o Piso Nacional. Trabalho em uma escola em Contagem, EEMaria das Gracas Costa. Um escola antiga, necessita urgente de uma reforma. Está toda sucateada. Solicitações de acumulam sem resposta. Lamentável.
Inez, de acordo com a nossa Constituição, nossa república dá soberania aos estados-membros da nação. Isso significa que, para algumas decisões, eles tem recursos dentro da lei que os permitem agir em consonância com as leis estaduais. E isso é uma grande discussão jurídica, na verdade. Eu compartilho da sua opinião: acredito que os professores devem ser mais valorizados mesmo e que Minas deveria remunerar melhor seus servidores. Recentemente discursei na Câmara e pedi uma postura mais comprometida do nosso governador, para que cuide melhor da nossa gente. Eu agradeço sua participação. Forte abraço.