Precisamos valorizar e defender os professores

Precisamos valorizar e defender os professores

 

A missão de ensinar é uma das mais nobres. Valorizar nossos educadores é valorizar a educação.

Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) trouxe dados assustadores. O Brasil lidera ranking de agressões a professores, em um universo de 34 países pesquisados.

Enquanto a média mundial de agressões ou intimidações gira em torno de 3% por semana, no Brasil o índice passa de 12%.

Não podemos permitir que nossos professores sejam desrespeitados, desvalorizados.

Outra pesquisa detalha o problema da violência contra nossos professores em Minas Gerais.

A cada 10 educadores, quatro já foram agredidos. O levantamento é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.

Preocupado com a violência nas escolas, onde, muitas vezes, professores são agredidos pelos próprios alunos, apresentei o Projeto de Lei 3036/15. A proposta determina aumento da pena, em um terço, no caso de crimes de homicídio, lesão corporal, injúria e dano cometido contra profissional de educação.

Outro projeto de lei para tentar atacar o problema da violência contra os professores é o Projeto de Lei 3035. Apresentado em 2015, o projeto prevê a suspensão do Bolsa Família de adolescente que cometer ato infracional na escola. Se a vítima for professor, o benefício é cancelado.

Foram muitos discursos já proferidos ao longo de meu mandato em defesa dos professores. Meus discursos somam-se a projetos de lei em busca de mais segurança e respeito aos nossos educadores.

Sabemos que a educação é a base para um país mais justo. Para um país diminuir as desigualdades sociais. Um Brasil rico de sabedoria é um país melhor e esse é meu lema quando penso na importância de se valorizar nossos professores.

* Imagem

Centro Socioeducativo de Justinópolis.
Dala: 19/05/15
Local: Centro Socioeducativo
Foto: Omar Freire – Imprensa MG

 

Comments: 2

Participe, deixe sua opinião!