Avança na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP) 130/20, de autoria do deputado federal Mário Heringer (PDT/MG). A proposta permite refinanciamento de dívidas tributárias para microempresas, com o Simples Nacional.
O parlamentar mineiro explica que o Programa Especial de Regularização Tributária foi pensado em função da pandemia e prevê três modalidades de parcelamentos (6,120 ou 180 parcelas). “O valor mínimo das parcelas será de R$ 100. No caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs) será de R$ 50”.
O projeto foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (09). A proposta prevê a formalização da adesão com a quitação da primeira parcela e implicará desistência de programas similares. Sobre as parcelas incidirão, ao mês, juros (Selic) mais 1%. Os interessados poderão aderir ao refinanciamento durante o estado de emergência em saúde pública decretado pelo Ministério da Saúde. O período foi declarado em fevereiro de 2020 e ainda está em vigor.
O projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Modalidades de pagamento do PLP 130/20
– em até 6 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 100% dos juros demora, 70% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;
– em até 120 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 80% dos juros demora, 50% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;
– em até 180 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 60% dos juros de mora, 40% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios.
Confira a íntegra do projeto e sua tramitação: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2253412
One comment
Primeiramente cabe aqui cumprimentar o Deputado Mário Heringer pelo projeto. Nós micro e pequenos empresários aguardávamos ansiosamente por socorro. Também não posso deixar de pontuar que a partir do momento que deixei de ser um eleitor por obrigação e passei a ser um eleitor por critérios, tenho descoberto muitos políticos que trabalham em prol do povo e do desenvolvimento do país. Sobre o PLP 130/2020, seria de grande importância que fosse aprovado ainda este ano, pois mais de 500 mil empresas já receberam a ADE de exclusão do Simples. Estamos trabalhando com esperança mas com muita incerteza para 2022. Temos chance dessa aprovação acontecer este ano? Agradeço e parabenizo mais uma vez pelo projeto. Obrigado!