Pesquisa do IBGE indicou que mais de 35 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de problema de visão. Muitas vezes, esses problemas podem ser evitados, alerta o segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG).
“Muita gente usa óculos sem receita. O perigo é não fazer um exame adequado para detectar um eventual problema, alguma doença que, muitas vezes, pode levar até à cegueira”, ressalta o parlamentar, destacando que há pouco mais de três anos a pesquisa do IBGE indicou o diagnóstico de cegueira em 500 mil brasileiros.
Dr. Mário lembra doenças que podem levar à perda de visão, como diabetes, ceratocone (uma espécie de inflamação da córnea), catarata, glaucoma.
Atlas da Visão
A Agência Internacional de Prevenção da Cegueira divulgou recentemente que 1,35 bilhões de pessoas apresentam perda de visão em algum nível. Desse total, 80% poderia ser evitado.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia divulgou, no ano passado, que o Brasil possui mais de 1,2 milhão de cegos. Sendo assim, pela estimativa mundial, 700 mil brasileiros poderiam ter evitado a perda da visão.