Guia do Eleitor Cidadão

guiadoeleitor

Quem tiver interesse em saber qual o papel do prefeito e do vereador, de onde vem e a quem pertence o dinheiro destinado aos municípios, que ações exigir da prefeitura e da câmara municipal entre outros questionamentos, pode procurar o cartório eleitoral ou a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pegar o seu Guia do Eleitor Cidadão.

A cartilha, elaborada pelo Senado Federal em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é toda ilustrada, em linguagem simples e objetiva e traz ainda informações sobre como saber se um administrador é bom ou mau e como é feita a escolha dos prefeitos e vereadores (sistema majoritário e proporcional).

A finalidade é orientar o cidadão sobre a importância de eleger candidatos que realmente queiram e tenham condições de trabalhar pelos interesses da comunidade.

“É muito importante uma participação ativa e consciente de cada um de nós. O cidadão tem a responsabilidade de eleger os prefeitos e vereadores. Portanto, a construção de um país democrático só ocorre com eleitores mais esclarecidos”, ressaltou o parlamentar mineiro Deputado Mário Heringer.

A população deve analisar a história de vida do candidato, o que ele já fez, que idéias defendeu e se está metido em encrencas. “Não podemos fazer escolhas erradas pois os eleitos irão administrar nossa cidade por um período de quatro anos”, disse.

No material, constam ainda informações sobre filiação partidária, o que pode ou não pode ser feito em relação à propaganda eleitoral e as principais datas que o eleitor deve saber sobre o pleito de outubro.

Para saber mais:

http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/pdf/Guia_do_Eleitor_Cidadao.pdf

Leave a comment