A pedido do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), o ministro do trabalho Carlos Lupi recebeu, no último dia 28 de outubro, representantes de dois sindicatos de Minas Gerais que foram até Brasília, onde acompanhados do parlamentar, apresentaram seus pleitos em audiência, no Gabinete do ministro. Carlos Lupi determinou a criação imediata de um grupo de trabalho para debater, identificar os problemas dos segmentos econômicos em questão e propor soluçõees adequadas que respeitem as particularidades de cada um deles. O Sindicato das Empresas de Revenda e Servios de Reforma de Pneus e Similares do Estado de Minas Gerais (SINDPNEUS-MG) foi representado pelo presidente Henrique Koroth e pelo Secretário Executivo Paulo Bitares e o Sindicato do Comércio Varejista de Alimentos de Belo Horizonte (SINCOVAGA-BH), foi representado por seu Presidente Ayrton Gomes Salim, o Vice-Presidente Gilson de Deus Lopes e a Superintendente Érica Cristine Fonseca Santos.
Os dois sindicatos apresentaram uma antiga reivindicaão por linhas de créditos específicas para os dois setores. O deputado Mário Heringer apoiou os pleitos dos sindicatos e lembrou ao ministro a importância de dar encaminhamento as reivindicações para evitar crises, desemprego e o fechamento de empresas nestes segmentos econômicos.
O ministro do trabalho, Carlos Lupi, se mostrou sensibilizado e além de determinar a formação de um grupo de trabalho para a busca de soluções, disse que fará todos os esforços necessários para atender o pedido do SINCOVAGA e viabilizar, já para janeiro de 2010, um projeto de qualificação voltado para o Setor Supermercadista de MG, RJ e ES, visando melhorar a gesto e atendimento nas micro e pequenas empresas que perdem cada vez mais espaços para as grandes redes de supermercado.
Projeto Caixa D’Agua
Na mesma reunião, foi apresentado ao ministro o Projeto Caixa D’Agua, desenvolvido a pedido da Dra. Edialeda Salgado Nascimento, Presidente Nacional do Movimento Negro do PDT, pelo Engenheiro Ambiental Ubiratan Nogueira e pela Fundação Gorceix, de Ouro Preto, para levar a todas as famílias residentes em Comunidades Quilombolas água potável de boa qualidade.
O ministro disse que compreende a grandiosidade do projeto, se dispôs a ser o interlocutor no Governo Federal do Projeto Caixa D’Agua, que pela dimensão e propósito, vai envolver vários outros ministérios.