rodutores rurais afetados pela seca terão dívidas refinanciadas


Os produtores rurais do Norte de Minas, afetados pela seca, já podem respirar um pouco mais aliviados. É que o Governo Federal autorizou o refinanciamento das dívidas desses produtores, inclusive com a conversão delas para o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE); a suspensão das execuções judiciais dos inadimplentes, além de abertura de crédito especial.

A decisão foi tomada entre o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o presidente e o superintendente em Minas do Banco do Nordeste (BND), Roberto Smith e José Mendes Batista, respectivamente. Segundo o deputado Mário Heringer, “essa decisão do governo é uma medida sábia que ajuda os nossos produtores. Minas precisa de socorro! Não só para o problema da seca que atinge o Norte do estado, o governo também devia dar mais atenção aos mini, pequenos e médios produtores de café da minha região da Zona da Mata, hoje profundamente endividados.”

No caso da seca, a suspensão das execuções judiciais das dívidas rurais será implantada apenas nos municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública, homologada pelo Estado e reconhecida pelo Governo Federal. Apenas 117 dos 180 municípios da área mineira da Sudene decretaram essa medida.

Leave a comment