O deputado Mário Heringer, Coordenador da Bancada Mineira, na companhia de outras autoridades mineiras, esteve presente no ato de assinatura do termo de cessão entre a prefeitura de Juiz de Fora e o DNIT, que aconteceu esta semana em Brasília.
O objeto será a construção, em Juiz de Fora, de melhorias no Plano Viário daquela cidade, adequando a capacidade de tráfego na rodovia BR-440, trecho na entrada da BR-040 entre a BR-267, num total de 9 km de rodovia.
A nova estrada ligará as duas mais importantes vias da região: a BR-040 e a BR-267, que corta a cidade, coincidindo com a margem esquerda da Avenida Brasil. Incluída no plano viário de Juiz de Fora, há uma década, a nova via semiexpressa, orçada em R$ 107 milhões, fará a ligação direta da região do Mariano Procópio, na Zona Nordeste, com a BR-040, na Cidade Alta. Com cerca de nove quilômetros de extensão, ela já é considerada, por especialistas de transporte e trânsito, como a solução para a melhoria do tráfego urbano, porque poderá facilitar o escoamento de todo o fluxo originário da região de Ubá com destino à BR-040. Atualmente, motoristas e caminhoneiros precisam cruzar o Centro do município para chegar à rodovia. Apesar de ser um projeto de 1998, só agora a obra deve sair do papel. Parte dos recursos para o início do projeto – R$ 16 milhões – já foi empenhada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O órgão federal passa a responder pelo projeto, anteriormente sob responsabilidade da Prefeitura. A vencedora da licitação, a Empresa de Pavimentação S.A. (Empa), aguarda apenas o licenciamento dos órgãos ambientais para dar início às obras.
A nova estrada ligará as duas mais importantes vias da região: a BR-040 e a BR-267, que corta a cidade, coincidindo com a margem esquerda da Avenida Brasil. Incluída no plano viário de Juiz de Fora, há uma década, a nova via semiexpressa, orçada em R$ 107 milhões, fará a ligação direta da região do Mariano Procópio, na Zona Nordeste, com a BR-040, na Cidade Alta. Com cerca de nove quilômetros de extensão, ela já é considerada, por especialistas de transporte e trânsito, como a solução para a melhoria do tráfego urbano, porque poderá facilitar o escoamento de todo o fluxo originário da região de Ubá com destino à BR-040. Atualmente, motoristas e caminhoneiros precisam cruzar o Centro do município para chegar à rodovia. Apesar de ser um projeto de 1998, só agora a obra deve sair do papel. Parte dos recursos para o início do projeto – R$ 16 milhões – já foi empenhada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O órgão federal passa a responder pelo projeto, anteriormente sob responsabilidade da Prefeitura. A vencedora da licitação, a Empresa de Pavimentação S.A. (Empa), aguarda apenas o licenciamento dos órgãos ambientais para dar início às obras.
Fonte: tribunademinas.com.br
Renata Brum