
Uma das principais atividades econômicas de Minas Gerais, a cafeicultura enfrenta uma crise que se torna mais aguda diante da retração geral em função da pandemia da Covid-19. O deputado federal Mário Heringer (PDT/MG) luta para amparar o setor ao longo de todos seus mandatos como parlamentar. Sua última ação é o Projeto de Lei 1741/2020, que determina concessão de prazo adicional para pagamento das dívidas relativas à cafeicultura no ano de 2020.
“A aproximação da safra 2020/2021, sobretudo no delicado contexto de desaceleração da atividade econômica nacional e internacional decorrente da pandemia de Coronavírus, impõe a este Parlamento a urgência na aprovação de medidas que ofereçam algum suporte a esses
produtores e empregadores, para que possam honrar com seus compromissos”, justifica Heringer, segundo-secretário da Câmara dos Deputados.
O presidente do PDT de Minas destaca também que os produtores de café atendem às recomendações do Ministério da Saúde, fazendo uso extensivo de mão de obra artesanal. “Além de perderem recursos com o encolhimento do mercado consumidor, estão tendo, ainda, que arcar com despesas não previstas, como a aquisição de equipamentos de proteção individual para todos os trabalhadores, esterilização dos ônibus que fazem o transporte dos trabalhadores após cada viagem, separação dos trabalhadores nos ônibus e nos cafezais para evitar o contágio entre outras”.
One comment
Vamos ver se conseguimos alguma coisa para esta nossa classe que nunca foi benefiada com nada apesar de gerar 8 milhões de empregos.