Parlamentar ressalta a importância de mais um canal de comunicação com a população.
O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) estreou participação no Programa Panorama Internacional, conduzido pelo idealizador, mediador e comentarista Davidson Luiz do Nascimento, na Rádio Educativa Autêntica, Favela FM, 106,7, de Belo Horizonte. Dr. Mário destaca ser importante mais um canal de comunicação com a população, especialmente em uma rádio marcada pela prestação de serviços na área cultural de forma tão democrática.
“É muito positiva a iniciativa de debater temas relevantes na Rádio Favela, que é um canal de comunicação tão representativo para a capital do nosso Estado. Recebi o convite e fiquei muito satisfeito em poder debater assuntos na área de relações internacionais. Nesse primeiro momento, abordei a questão envolvendo a produção de leite. Precisamos defender nossos produtores. Fala-se em nacionalismo, mas valorizam produtos de fora, medida que pode gerar um enorme desastre no mercado interno”, afirmou o deputado, presidente do PDT de Minas.
Responsável pelo programa, Davidson ressaltou que Dr. Mário é o único mineiro presente na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ele é o segundo-secretário, responsável, entre outras atribuições, por programas de estágios para estudantes que desejam acompanhar o trabalho dos parlamentares.
Durante sua estreia no Panorama Internacional, Dr. Mário abordou uma questão preocupante envolvendo o mercado de produção de leite. No dia seis de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União uma circular da Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério da Economia.
A circular número cinco impõe, sobre a importação de leite, o fim da cobrança tarifária antidumping, que é um mecanismo usado para proteger nossos produtores. Nesse caso específico, países da União Europeia e a Nova Zelândia são beneficiados com a medida. Exportadores de leite desses países podem, a partir dessa medida (circular), vender leite em pó, integral ou desnatado por valores abaixo dos praticados no mercado. Isso resulta, claro, em uma concorrência injusta.
Em sua participação, o segundo-secretário ressaltou o baixo valor do produto e a possibilidade de um colapso a médio e longo prazo.
Sobre a Rádio Favela
Vencedora de prêmios, a Rádio Favela inspirou o filme “Uma Onda no Ar”, de Helvécio Ratton. Com quase 40 anos de existência, a Favela já representou o Brasil em Congresso Mundial de Rádios Comunitárias, na Itália. Quando a rádio realizou sua primeira transmissão, não havia sequer energia elétrica no Aglomerado da Serra, onde fica a rádio. Ela é uma das rádios mais ouvidas na capital mineira.