Dr. Mário reconhece importância de apoio do Brasil a Moçambique

Dr. Mário reconhece importância de apoio do Brasil a Moçambique

Em participação no programa de rádio Panorama Internacional, na Rádio Autêntica, Favela FM; o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) ressaltou a solidariedade dos brasileiros com o povo de Moçambique, atingido por um ciclone no mês passado. Recentemente bombeiros de Minas Gerais chegaram ao país para prestar assistência às vítimas do país africano.

Dr. Mário lembrou que além de mortes e desabrigo, o fenômeno climático geou enchentes e, por consequência, a cólera, doença epidêmica e endêmica, que já existe e está em forte ascensão.

“Mais de mil casos de cólera em Moçambique. Uma sociedade atingida pela violência de um ciclone e agora vive sob a violência de uma doença. Nós precisamos de cuidar melhor da África. A África foi relegada a segundo plano, sempre. A gente precisa de rever essas posições e o Brasil hoje está fazendo um papel bonito: está mandando para lá sua força nacional, está mandando para lá seus bombeiros”, analisou o parlamentar, segundo-secretário da Câmara dos Deputados.

O ciclone

Mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas com a passagem do ciclone Idai. O saldo de destruição deixou 600 mortos, mais de 1.600 feridos. A situação das crianças é muito grave, com necessidades de abrigo, comida, mantimentos, roupas, água, cuidados de saúde como vacinação e educação.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), há mais de 1,6 milhão de crianças com necessidades urgentes e básicas. Não apenas em Moçambique, mas também em Malaui e Zimbabué.

Leave a comment