Dr. Mário luta por direitos de pessoas com deficiência

Dr. Mário luta por direitos de pessoas com deficiência

Projeto busca acesso domiciliar do INSS para quem está em vulnerabilidade social.

Segue para análise na Comissão de Saúde e Seguridade Social o Projeto de Lei (PL) 697/2022. De autoria do deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG), a proposta trata de atendimento domiciliar pelo Instituto de Seguridade Social e Família (INSS) a pessoas com deficiência.

“É uma luta pela inclusão das pessoas com deficiência que vivem em situação de pobreza extrema no rol das atendidas em domicílio pelo INSS e serviços públicos de saúde. Enxerguei que a locomoção dessas pessoas até os lugares de atendimento é muito onerosa, prejudicando o equilíbrio dos gastos familiares”, argumenta o presidente do PDT de Minas Gerais.

Para atender o objetivo, o Projeto altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), para dispor que a pessoa com deficiência em condição de extrema pobreza terá direito a atendimento domiciliar. “Ademais, determina a plena divulgação desse direito pelos órgãos e entidades responsáveis, assim como altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, para ressaltar o direito ao atendimento domiciliar”, informa relatório na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Em parecer, é lembrada a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem status de Emenda Constitucional, nos termos do § 3º do art. 5º da Constituição de 1988, que diz ser importante reconhecer “a importância da acessibilidade aos meios físico, social, econômico e cultural, à saúde, à educação, à informação e à comunicação, para possibilitar às pessoas com deficiência o pleno gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais”.

 

Leave a comment