Dr. Mário Heringer preside debate de deputados com estudantes

Dr. Mário Heringer preside debate de deputados com estudantes

Muitos foram os temas debatidos entre estudantes e deputados no Programa Direto das Comissões, na edição do Estágio-Visita de julho. “Os debates durante o Estágio-Visita são sempre muito proveitosos. É importante a colocação de diversas posições, pelos deputados, para que os universitários tenham um conjunto de visões e, a partir disso, formem sobre sua própria opinião”, destaca o segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG), presidente da sessão com parlamentares e estudantes.

O tema de Meio Ambiente teve destaque. É uma área de preocupação do Dr. Mário Heringer, que apresentou vários projetos de lei, em busca da preservação do planeta. Entre eles dois avançaram recentemente em tramitação na Câmara dos Deputados.

Um projeto proibindo microplástico em produtos de higiene e cosméticos foi aprovado em comissão há poucos dias. Em plenário, uma emenda do segundo-secretário da Câmara dos Deputados foi incorporada em projeto sobre licitações. A emenda determina que seja considerado como critério de desempate em licitação a mitigação ambiental, ou seja, redução ou compensação de dano ambiental.

Pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicou que a Amazônia teve aumento de desmatamento no mês de junho, em comparação de 2019 com 2018. Enquanto no ano passado foram 488 km² foram desmatados, neste ano subiu para 769 km².

Direto das Comissões

O programa Direto das Comissões contou com a participação de 72 universitários de todo Brasil e 13 parlamentares de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Ceará. Ao todo, eles representaram oito partidos: PDT, PSL, PSOL, PSDB, PT, PP, Patriota e PSB.

O estudante Gabriel Feitosa, do Ceará, questionou o deputado Heitor Freire (PSL/CE) a respeito de políticas ambientais, especialmente envolvendo desmatamento e uso de agrotóxicos no Brasil. O deputado disse que nos últimos anos as políticas ambientais têm sido feitas de uma forma ideológica. Ele também disse que o país, especialmente seu Estado, perdeu R$ 10 bilhões em investimentos por causa da “ideologização na área do Meio Ambiente”.

Jorge Solla (PT/BA) lamentou que agrotóxicos estejam já identificados no leite materno e que a água em muitas cidades esteja contaminada. Ele também associou a depredação do Meio Ambiente aos lucros de grandes grupos empresariais.

Leave a comment