Dr. Mário entrega prêmio para entidades que promovem saúde da mulher

Dr. Mário entrega prêmio para entidades que promovem saúde da mulher

Segundo-secretário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) presidiu, nesta terça (28), solenidade de entrega do Prêmio Dr. Pinotti, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela saúde da mulher. Instituições de Minas Gerais, Bahia, Espirito Santo e Ceará foram homenageadas.

“Vocês não eram cinco ou seis (indicados). Vocês eram setenta e poucos. Sem demérito de nenhuma das outras. Espero, particularmente, que esse prêmio seja, além de reconhecimento, um estímulo para que vocês continuem trabalhando nessa área, continuem sendo amigos da mulher”, discursou o segundo-secretário.

De Minas Gerais, foi escolhida a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense. O prefeito Aracely de Paula e sua vice, Lídia, prestigiaram a solenidade, acompanhados de representantes da entidade e integrantes do primeiro escalão do Poder Executivo da cidade.

“O Mário é insubstituível, por tudo o que ele é, por tudo o que ele representa, pela grande amizade, admiração e apreço que nós temos por ele, em Minas, mas em especial em Araxá. Todas as obras que se faz em Araxá visando o bem-estar social, o Mário está presente”, discursou o prefeito. Ele também lembrou, assim como o segundo-secretário, que foi colega de Dr. Pinotti na Câmara dos Deputados.

“Nós costumamos dizer em Araxá que nosso atual prefeito, depois de três mandados está na nossa prefeitura, mas fez questão de deixar aqui em Brasília o nosso representante. O deputado Mário Heringer nos acolheu e Araxá acolheu o deputado Mário Heringer. Ele, hoje, é o deputado de Araxá”, completou a vice-prefeita, representante da fundação premiada.

A filha de Dr. Pinotti, Dra. Marianne, que dá continuidade ao trabalho do pai, com valorização da saúde da mulher, fez um discurso de alerta. Ela leu trecho de discurso de posse do seu pai como secretário de Saúde do Estado de São Paulo. No texto, contou a história de uma mulher que faleceu após o parto, deixando filhos órfãos. Ela estava com câncer de colo do útero não diagnosticado e vinha de uma série de cesáreas de partos anteriores. “A mortalidade materna diminuiu em algumas décadas, hoje está em 62 para cada 100 mil, mas ainda precisamos avançar. O Brasil é o país que faz mais cesárea no mundo”.

Além da entidade de Araxá, foram contemplados com o prêmio Maternidade Escola Assis Chateaubriand, indicado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE); Hospital Santa Rita de Cássia (ES), indicado pelos deputados Amaro Neto (PRB-ES) e Lauriete (PR-ES); o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos (BA), indicado pelos deputados Nelson Pelegrino (PT-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA); hospital geral Obras Sociais Irmã Dulce (BA), indicado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA).

Leave a comment