Em 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Pedestre, mas todo dia é dia de nos preocuparmos com as regras de segurança no trânsito, especialmente os mais expostos aos perigos que o tráfego de veículos representa.
“Nós temos no Brasil uma epidemia de acidentes automobilísticos, uns leves, outros graves. Para evitar que alguns deles aconteçam, antes das faixas de pedestres, temos uma proposta. Para não ocorrer atropelamento pela parada abrupta de um, e o outro vem por trás e bate, e antes também dos quebra-molas”, explica o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG), sobre o Projeto de Lei 2689/2019.
A proposta tem como inspiração modelos de países como a Inglaterra, onde faixas passam a ser em zigue-zague a cerca de dez metros da área de travessia de pedestres.
“Nosso projeto de lei é de que exista uma sinalização indicando ao motorista que logo ali na frente ou teria uma faixa de pedestres, ou teria um quebra-molas. Isso já indicaria que o motorista da frente fará uma diminuição de velocidade”, explica o segundo-secretário da Câmara dos Deputados.