
O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) protocolou Projeto de Lei (PL 1092/2020) para que seja obrigatório o pagamento de parcelas adicionais do seguro-desemprego até dezembro de 2020. Para o parlamentar, segundo-secretário da Câmara dos Deputados, é preciso dar assistência aos desempregados nesse período de pandemia mundial por coronavírus. Atualmente, o seguro-desemprego limita em cinco meses o recebimento do benefício.
“As mais otimistas previsões dos economistas apontam para um grande número de empresas incapazes de manter o emprego da totalidade de seus quadros nos próximos meses. Estima-se que alguns setores poderão demitir de forma massificada e levar meses ou até mesmo anos para promover a reocupação da totalidade de seus postos de trabalho”, justifica o segundo secretário da Câmara dos Deputados.
Heringer ressalta, ainda, que até que a curva da COVI-19 comece a declinar e as medidas de
isolamento social possam ser afrouxadas com segurança, o desemprego tenderá a ser elevado, sendo raras as oportunidades de reinserção para os demitidos. “É justamente nesse período, com duração de alguns meses, que a ajuda do Estado é indispensável. É notório que o trabalhador que perder seu emprego no auge do período de isolamento social, entre março e junho do ano corrente, terá grande dificuldade de ser recontratado nos meses seguintes. Ele tenderá a ficar desempregado por mais tempo, até que a economia volte a se
estabilizar e as empresas voltem a contratar”, justifica o presidente do PDT de Minas.
O parlamentar destaca também que a calamidade pública decretada em março segue até 31 de dezembro do corrente ano e, portanto, quem perde o emprego agora, em abril, por exemplo, solicita o benefício que vai até setembro, portanto enquanto ainda dura a situação de pandemia pela Covid-19.
Leia o projeto e acompanhe a tramitação: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2242153