Segundo-secretário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) acompanha com atenção as notificações de febre maculosa em Minas.
Em participação no programa da rádio Brasil, Comunidade em Foco, o parlamentar alertou sobre a situação. Até quinta, dia 6 de junho de 2019, foram 31 notificações na capital mineira e 32 em Contagem, na Grande BH. Três pessoas morreram em 2019 em função da doença.
“A febre maculosa é transmitida por um carrapatinho, que se encontra hoje, principalmente, capivara. E tem muita concentração de capivara na região da Pampulha. Então vamos tomar cuidado com carrapato. Os sintomas dessa febre (doença), parece com os da dengue. Dá mancha, dor no corpo. E a febre maculosa é perigosa e mata”, orienta o segundo secretário, presidente do PDT de Minas.
Quadro
O quadro da febre maculosa tem preocupado autoridades de Belo Horizonte e de Contagem. Desde 2014, 59 pessoas morreram em decorrência da febre maculosa. A taxa de letalidade da doença é de 40%.
Além de Minas, o Paraná registrou casos de febre maculosa em 2019, Ao todo, até o momento, são sete. A cidade paulista de Americana também investiga casos da doença.