Segundo-secretário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) participou, nesta terça (08), de avaliação do Brasil feita pelo ex-ministro Ciro Gomes. A apresentação na sede do PDT Brasil foi transmitida ao vivo por rede social. Até o fim da tarde no dia do evento, contava com mais de 43 mil visualizações e 1.200 compartilhamentos no Facebook.
“Ciro é diferenciado. Além de deter vasto conhecimento sobre diversos aspectos do país, ele está sempre aberto a aprender, a estudar, a se aprofundar. Ele não busca soluções simplistas. Busca identificar o foco do problema e combater de forma efetiva”, assinala o presidente do PDT de Minas.
O Observatório Trabalhista é uma ferramenta de análise e a partir dela são reunidos dados sobre diversos aspectos do Brasil, indicadores econômicos e sociais. Seguindo a linha de ser oposição propositiva, Ciro realizou uma apresentação analisando áreas de economia, segurança pública, saúde, educação e, a mais recente, meio ambiente.
O ex-governador do Ceará e candidato à Presidência da República no ano passado ressaltou o alto índice de jovens entre 18 e 24 anos sem acesso à educação e trabalho, chamado “exército de reserva potencial da violência”.
Outro ponto abordado foi o alto índice de inadimplentes: 44% da renda das famílias brasileiras está comprometida com o pagamento de dívidas, sendo que 78,6% desse total é referente ao cartão de crédito, onde a taxa de juros é a maior.
A respeito da área da Saúde, o alerta veio do baixo investimento e da queda da imunização com vacinas. “Em 2019, a taxa de vacinação despencou a um nível criminoso”, frisou, lembrando as mortes por sarampo e que, quando Bolsonaro assumiu, o Brasil era um país internacionalmente certificado como área livre da doença.