Desmatamento ameaça abastecimento hídrico e energia no Brasil, alerta Dr. Mário

Desmatamento ameaça abastecimento hídrico e energia no Brasil, alerta Dr. Mário

Requerimento para realização de audiência pública sobre o tema é aprovado em comissão na Câmara dos Deputados

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (30) requerimento de autoria do deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) para realização de audiência púbica sobre o reflexo da perda de cobertura florestal no Cerrado e na Amazônia, impactando na oferta hídrica e na dinâmica do sistema hidrelétrico nacional. O documento ainda visa a busca por informações sobre planos e ações do governo federal no sentido de recuperação florestal e investimento em infraestrutura para estabilização hídrica e energética no país.

Dr. Mário destaca a crescente frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como as inundações no Rio Grande do Sul e a severa seca que atingiu recentemente o Sudeste, Centro-Oeste e a Amazônia. Segundo o deputado, esses eventos estão diretamente ligados à degradação ambiental e à perda da cobertura florestal.

O parlamentar enfatiza o papel crucial das florestas na regulação do clima e do ciclo hidrológico. “O desmatamento interrompe esses processos naturais, levando à escassez de água, redução das chuvas e aumentando a vulnerabilidade das hidrelétricas a flutuações nos níveis dos reservatórios”, observa o presidente do PDT de Minas Gerais.

O requerimento de Heringer, subscrito pelo deputado federal Max Lemos, visa convidar a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para apresentar os planos e ações do governo federal para restaurar a cobertura florestal e investir em infraestrutura, garantindo assim a segurança hídrica e energética do país.

 

Participe, deixe sua opinião!