Atendendo à solicitação do deputado federal Dr. Mário Heringer, o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais Danilo de Castro determinou ao DER-MG (Departamento de Estrada de Rodagem do Estado de Minas Gerais) todo empenho no sentido de viabilizar a execução das obras da Estrada Parque. A rodovia terá 39,6km abrangendo trecho do Parque Nacional do Caparaó nos municípios mineiros de Manhumirim, Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Caparaó e Espera Feliz. As obras contribuirão para a atividade cafeeira e incremento do turismo no Circuito Turístico Pico da Bandeira, que engloba 17 municípios da Zona da Mata.
O deputado Dr. Mário Heringer explica que enviou um ofício, em março deste ano, ao secretário Danilo de Castro pedindo que o DER autorizasse a contratação do projeto para a execução da Estrada Parque.“O Governo de Minas entendeu a importância desta iniciativa e nos respondeu prontamente, também por meio de ofício, que já foi recomendado o empenho do Departamento de Estrada de Rodagem para viabilizar as obras. Isso demonstra o comprometimento do Estado com o desenvolvimento econômico e incremento da atividade turística no Estado, que geram qualidade de vida para a população”, avaliou.
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA ESTRADA PARQUE
O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e é nele que localiza-se o Pico da Bandeira (2.890 m de altitude), o terceiro mais alto do país. O principal acesso ao parque, em Minas, é o Portal Alto Caparaó, no município de mesmo nome, com estrada até o mirante da Tronqueira, origem da trilha pela vertente mineira para se chegar ao Pico da Bandeira. Também é possível entrar pelo Espírito Santo, onde está o Portal Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto.
Segundo o Dr. Mário Heringer, o projeto encaminhado para o DER/MG inclui o trecho da Estrada Parque relativo a Minas Gerais, que após o asfaltamento irá consolidar o Parque Nacional do Caparaó como importante destino turístico. “Infraestrutura é muito importante para atrair turistas. Eles vão em busca da tranqüilidade sim, que ainda existe em muitas cidades nos arredores do parque, mas chegar ao topo do Pico da Bandeira pra ver o nascer do sol com mais conforto e segurança certamente contribuirá para aumentar o fluxo turístico na região”, concluiu.