Dr. Mário Heringer defende Censo do IBGE ajustado à realidade fiscal

Dr. Mário Heringer defende Censo do IBGE ajustado à realidade fiscal

Para buscar soluções de um problema, precisamos conhece-lo. As definições de políticas públicas, bem como definições de investimentos dependem do conhecimento. Esta é a função do Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Temos hoje um desafio que se coloca que é o de adaptar a realização do Censo ao cenário de crise fiscal em todo país. O Censo Demográfico 2020 está orçado em R$ 3,4 bilhões. É um custo irreal para a atual disponibilidade orçamentária do Brasil. Esse gasto compromete os gastos públicos a serem direcionados ao atendimento da população”, justifica o deputado federal Dr. Mário Heringer.

Consciente da importância do Censo, o parlamentar protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento solicitando informações ao senhor ministro da Economia, Paulo Guedes. O documento tem como objetivo levantar dados a respeito de medidas que possam baratear os custos da pesquisa realizada pelo IBGE.

Entre as medidas questionadas, está o planejamento para ampliar a aplicação de questionário eletrônico auto preenchido, realização de campanha educativa e uso de tecnologia como aplicativo para celular.

“A primeira pesquisa demográfica foi realizada em 1872. Da década de 1990 até hoje, o Censo é realizado de dez em dez anos. É a mais tradicional e relevante pesquisa promovida pelo Estado Brasileiro. Avançar na modernização da pesquisa, ampliando dados, é uma forma de ter dados embasados para enfrentar os problemas da nossa sociedade”, finaliza o deputado federal, segundo-secretário da Câmara dos Deputados.

Leave a comment