Com a pauta destrancada, o Plenário da Câmara dos Deputados deverá priorizar, esta semana, o debate sobre três projetos de lei sobre a exploração do petróleo e do pré-sal. A oposição, no entanto, obstrui os trabalhos para forçar o governo a votar o Projeto de Lei 1/07, que concede a todos os aposentados pelo INSS os mesmos índices de reajuste do salário mínimo.
O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), assim com seu partido, é a favor da medida e também votará pelo fim do Fator Previdenciário, que reduz os cálculos de pensões e aposentadorias no país.
O deputado recebeu uma correspondência do aposentado Carlos Roberto da Silva Oliveira Filho, que em seu texto faz um alerta aos parlamentares. “Os aposentados (as), trabalhadores (as), assim como nossos familiares, que dependem do benefício previdenciário, estarão doravante, avaliando, rigorosamente, o desempenho de Vossas excelências, nesta votação, para que possamos nos manifestar com máxima propriedade nas próximas eleições.”
Para o Dr.Mário Heringer isso demonstra que a sociedade está vigilante.“Estamos no Congresso Nacional para refletir e fazer valer a vontade popular. Votar a favor dessas duas matérias e votar a favor desta e de futuras gerações, pois quem está no mercado de trabalho hoje será o aposentado ou pensionista de amanhã.”
Reajuste dos aposentados
De acordo com matéria postada no site da Câmara Federal, o relator-geral da proposta orçamentária para 2010, deputado Magela (PT-DF), disse ter reservado R$ 3 bilhões para o reajuste dos aposentados o ano que vem, sem, no entanto, entrar em detalhes quanto ao percentual do aumento, que vai depender do acordo a que chegarem o governo e as centrais sindicais.
Magela voltou a afirmar que não pretende alterar os parâmetros macroeconômicos em seu relatório geral, apesar de defender uma previsão de aumento de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano, 0,5 ponto percentual acima do que consta da revisão enviada pelo governo ao Congresso no final de novembro.