Avança luta do Dr. Mário para democratizar aviação regional

Avança luta do Dr. Mário para democratizar aviação regional

Parlamentares da Comissão de Viação e Transportes aprovaram por unanimidade Projeto de Lei (PL) do deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) que trata de incentivar a aviação regional. Minas Gerais, de tamanho equivalente à França, possui 853 municípios e várias regiões de grande potencial turístico como cidades históricas e áreas reconhecidas pela beleza exuberante, como o Pico da Bandeira. Localizada no Parque Nacional do Caparaó, Zona da Mata, lá está a terceira montanha mais alta do Brasil (atrás do Pico da Neblina e do Pico 31 de Março, ambos no Estado do Amazonas).

Para viabilizar oferta de transporte aéreo em áreas turísticas de Minas Gerais, o PL 9.789/18, inclui o Fundo Geral do Turismo, chamado Fungetur, entre as fontes de recursos para incentivar a aviação regional. O fundo foi criado para proporcionar crédito competitivo a empresários do setor de turismo. Pela proposta do parlamentar pedetista, parte do Fungetur deve ser destinado ao incentivo da aviação regional.

Dos 853 municípios mineiros, apenas 17 possuem aeroporto comercial, ressalta também o deputado federal. “O Brasil tem poucas companhias aéreas, não dispõe de serviço aéreo de low fare (preços abaixo da média dos preços da aviação comercial regular). As tarifas para voos destinados a aeroportos regionais são altas e raramente se submetem à promoção”, justifica o autor do projeto, segundo-secretário da Câmara dos Deputados.

Também na área de incentivo ao turismo e aviação regional, Dr. Mário, presidente do PDT de Minas encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente um oficio sugerindo que na página virtual do Parque Nacional do Caparaó seja divulgada a possibilidade de chegar ao local por meio de voo comercial até Manhuaçu, que opera voos semanais.

Leave a comment