Câmara realiza audiência publica sobre projeto dos microplásticos

Câmara realiza audiência publica sobre projeto dos microplásticos

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (07), audiência pública para debater o Projeto de Lei 6528/2016, de autoria do deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG), que trata de combater a poluição ambiental por microplástico.

“Eu não faço projeto para prejudicar ninguém. Eu faço projetos para ajudar, principalmente no meio ambiente, ajudar o nosso planeta. Os números são alarmantes. Claro que a microesfera de plástico existe e é uma necessidade a gente tratar do assunto. No mundo inteiro já se fala na substituição dessas micropartículas por micropartículas biodegradáveis. Ficamos assustados que num simples banho mais de 100 mil micropartículas são despejadas no meio ambiente”, alertou o parlamentar Mário Heringer durante o debate.

Ao longo da audiência pública, representantes do governo e da sociedade civil relataram a respeito dos impactos do microplástico à saúde dos animais e dos seres humanos. A médica endocrinologista Maria Izabel Chiamolera explicou em palestra que estudos nos Estados Unidos associaram a contaminação ambiental à diminuição do pênis de jacarés, o que leva à diminuição da reprodução dessa espécie.

Representante do Ministério do Meio Ambiente, Letícia Reis de Carvalho manifestou sua preocupação com a poluição por microplástico e declarou que o Governo Federal apoia iniciativas que diminuam o impacto da poluição por microplástico. Ela lembrou que o microplástico está presente em diversos produtos tais como roupas e tintas e que, anualmente, 12.2 milhões de toneladas de microesferas de plástico são despejadas no meio ambiente.

A gerente de Assuntos Técnicos e Regulatórios da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Renata Amaral, reconheceu a necessidade de se combater a poluição por microplástico. A entidade, segundo ela, se comprometeu a acabar com o uso de microesferas de plástico em três anos.

Comments: 2

Leave a comment