Dia do café: Dr. Mário Heringer comemora anúncio de medida para elevar o preço do produto

Dia do café: Dr. Mário Heringer comemora anúncio de medida para elevar o preço do produtoÉ com otimismo que o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) avalia o anúncio do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, de que o Governo Federal irá liberar ainda este mês R$522 milhões para o Funcafé visando garantir a remuneração do produto. O deputado, que é integrante da Bancada do Café na Câmara Federal, espera que essa seja a primeira de uma série de medidas  a ser adotada para garantir o retorno de investimento, aumentando a concorrência e por conseqüência elevando o preço da saca do café.

O Dr. Mário Heringer explica que, desde o ano passado, os parlamentares intensificaram as conversações com o Governo para resolver, entre outras questões, a estabilidade do preço da saca. “Na prática, o montante que será liberado para o Funcafé permitirá a retirada do produto do mercado com a finalidade de gerar escassez, que provocará o aumento do preço e valorização do café. É a lei da oferta e da procura. Com a diminuição da oferta, sobe o preço da safra”, concluiu.

A liberação dos R$ 522 milhões para o Funcafé foi feita pelo ministro Rossi em audiência realizada,  dia 18/05, com os parlamentares da Frente do Café, produtores, exportadores, representantes da indústria cafeeira, da Confederação Nacional da Agricultura, da Confederação Nacional Comércio, da Associação Brasileira Indústria do Café, entre outros. Na reunião, o ministro da Agricultura informou inclusive a data que o dinheiro será disponibilizado.“No Dia do Café (24/5) será publicado o texto com a liberação desse recursos, vamos transformar as demandas em providências práticas”, afirmou.

Participe, deixe sua opinião!