Alongamento da dívida pode ser solução para cafeicultores mineiros

Em Tribuna, o deputado Mário Heringer fez um pronunciamento sobre o endividamento dos cafeicultores mineiros e o mais recente estudo da empresa de consultoria em agronegócios, a Agroconsult sobre o tema. No discurso, ele propôs a proteção da agricultura na região com medidas urgentes como o alongamento da dívida do produtor mineiro. Leia, na íntegra, o discurso do deputado.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

Semana passada tivemos um encontro no Ministério da Agricultura no CDPC, para tratar do endividamento da cafeicultura de Minas Gerais. A empresa Agroconsult, que foi contratada por esse Ministério, mostrou que a situação é mais grave do que imaginávamos.

O que se dizia choro do agricultor ficou constatado como uma grande realidade. Em nossa região da Zona da Mata, temos assistido diuturnamente situações insolúveis junto aos créditos do Banco do Brasil. Estamos propondo, junto aos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que esse financiamento, esse alongamento da dívida seja feito também em cima das CPRs, física e financeira, que hoje já compõem 30% da dívida do agricultor mineiro.

E a agricultura na região da Zona da Mata é de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção daquela região. É a única e bendita monocultura que ainda faz com que as pessoas possam viver dignamente naquela região e, por isso, precisamos de protegê-la.

Leave a comment