O SR. MÁRIO HERINGER (PDT-MG) Pronuncia o seguinte discurso:

Sr. Presidente, Deputado Manato, é um prazer estar aqui sob a presidência de V.Exa., que também é médico como eu.
Quero comunicar a esta Casa que estamos colhendo assinaturas para a instalação de uma Comissão Geral para discutir a saúde do ponto de vista do atendimento médico. Além das nossas discussões sobre saneamento, estradas, transporte e outras coisas mais, precisamos discutir sobre a saúde.
No entanto, nosso discurso sobre a área da saúde não pode cair no vazio de se colocar toda a culpa na má gestão. A gestão nos hospitais precisa ser discutida, bem como a previsão de recursos no Orçamento para a Saúde. Precisamos tratar da saúde sob o ponto de vista do atendimento médico e da prevenção das doenças no Brasil.
Está ocorrendo no Brasil, celeremente, o afastamento das especialidades médicas, principalmente nas clínicas. Porque, realmente, não há atrativo para que um profissional liberal, com 6 anos de faculdade e mais 3 anos de residência médica, atue sem uma remuneração, pelo menos, digna.
Então, precisamos discutir o papel da Medicina e da saúde no Brasil. Saúde é uma bandeira que todos nós defendemos. Mas ela precisa ser tratada do ponto de vista da prevenção.
Sr. Presidente, aproveito para solicitar o empenho desta Casa para que terminem as obstruções às medidas provisórias, porque a PEC dos Vereadores, que recompõe proporcionalmente o número de vereadores nos Municípios – e reduz os gastos com as Câmaras Municipais – precisa ser votada.
É preciso normatizar as eleições de 2008, uma vez que estamos sem qualquer critério normativo. A norma criada pelo Tribunal Superior Eleitoral destinou-se à eleição passada. Se não fizermos a nossa parte, com certeza, em 2008, teremos uma nova regra para um novo momento.
Muito obrigado.

Leave a comment