Sr. Presidente, Deputado César Medeiros, D. Luciano Mendes, é difícil acrescentar algo ao que foi dito hoje. S.Exa. Revma. é um daqueles espíritos que podemos chamar de grandiosos, sem risco de erro ou exagero. Isso bem o sabem os que trabalharam com S.Exa. Revma., nesses muitos anos de atividade eclesial. Isso bem o reconhecem as inúmeras comunidades atendidas e confortadas pela obstinação por justiça humana e divina que sempre orientou suas palavras e suas ações. Disso são testemunha as crianças, os jovens, os idosos e as famílias atendidas pelas diversas Pastorais por S.Exa. Revma. disseminadas como meios de aproximação entre Igreja e fiéis.
A grandiosidade do espírito de D. Luciano Mendes fez-se notável desde a mais remota idade. Diferentemente de outros jovens que se perdem nos desvãos da vida e atingem a maturidade sem consciência de si, menos ainda sem um projeto de vida socialmente inclusivo, D. Luciano Mendes manteve-se retilíneo na opção por fazer dialogar progressiva e equilibradamente razão e fé, filosofia e teologia, vida terrena e vida espiritual. No percurso de construção de elevada intelectualidade espiritual, o jovem Luciano Mendes, ainda não consagrado Bispo, foi do Brasil a Roma, para ali, no coração da Igreja à qual devotou toda uma vida de trabalho e abnegação, dedicar-se aos estudos de Teologia e de Filosofia. Titulado Doutor, retornou ao Brasil com a obstinação de uma missão a cumprir: consolidar os direitos humanos entre os excluídos, fazendo uso do instrumental espiritual oferecido pela Igreja Católica.
Guiado por essa sublime missão – e ostentando o mérito de dela não se ter desviado em momento algum -, o atual Arcebispo de Mariana ocupou importantes postos na Igreja, em especial na estrutura decisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, de que foi Secretário-Geral e Presidente. Antes de receber a tarefa de dirigir a Arquidiocese de Mariana, foi ainda Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo.
À frente da Arquidiocese de Mariana há mais de 15 anos, D. Luciano destaca-se por seu trabalho junto às Pastorais, pelos investimentos direcionados à preservação das igrejas históricas e pela organização de obras sociais para amparo de crianças pobres, jovens e idosos. Em todos os lugares por onde passou, D. Luciano Mendes deixou sempre as marcas de seu intransigente comprometimento com um ideário justo e fraternal de humanidade, ao qual vem perseguindo por toda a vida com a mais ardorosa dedicação.
Sinto-me profundamente orgulhoso – como representante do povo mineiro e do Partido Democrático Trabalhista – em participar desta mais que justa homenagem a D. Luciano, neste plenário, onde se encontram presentes os representantes da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padre Miguel Ângelo Fioril, e da Paróquia de São Sebastião de Itabirito, Padre Geraldo Souza Rodrigues.
D. Luciano, em nome da nossa região, Itabirito, Ouro Preto e Mariana, trago a V.Exa. Revma. o abraço de todos os mineiros desejando-lhe que continue forte e firme na defesa das boas causas.
Muito obrigado. (Palmas.)