O SR. MÁRIO HERINGER (PDT-MG) Pronuncia o seguinte discurso:


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho hoje pronunciar-me em respeito ao passamento do ex-Deputado Sinval Bambirra, ocorrido no último dia 10 na cidade de Belo Horizonte, em virtude de insuficiência respiratória.

Político, tecelão e jornalista, Sinval de Oliveira Bambirra nasceu na cidade mineira de Ponte Nova, no ano de 1933. Possuidor de convicção trabalhista determinada e sempre à frente da defesa dos interesses dos trabalhadores, em especial os operários, Bambirra construiu um sólido currículo como homem público, tendo sido, por diversas vezes, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Belo Horizonte e da Federação dos Sindicatos da categoria em Minas Gerais.

No ano de 1963, representando o PTB, o então líder sindical elege-se Deputado Estadual em Minas Gerais, pretendendo dar continuidade e amplitude à sua luta contra a opressão e a exploração da classe trabalhadora. Mas, desafortunadamente, seu sonho, como aliás o de muitos outros idealistas brasileiros da época, defronta-se com uma ditadura militar nascente e por ela é brutalmente podado. Uma semana após instaurar-se no poder, o Governo militar, sob o pretexto de quebra de decoro parlamentar, cassa de Bambirra o mandato e os direitos políticos, relegando-o a duros anos de exílio.

Fora do Brasil e da luta dos trabalhadores mineiros por melhores condições de trabalho e de vida, Bambirra viveu no México e na Alemanha, países onde pôde reforçar suas convicções sociais e políticas. De volta ao País, retoma sua luta pelo trabalhismo, dando ao PDT a honra de sua filiação.

Creio, Sr. Presidente, nobres colegas, que, se quisermos assumir um compromisso com a verdade da história política de Minas Gerais, faz-se nossa obrigação reconhecer o papel do colega Sinval Bambirra na luta em favor da causa operária mineira. Entendo, igualmente, que é nosso dever, ainda que para simples exercício de nossa memória cívica em favor dos vencidos e não apenas dos vencedores, fazer relembrar a amputação política de que todo o povo mineiro foi vítima quando da cassação daquele jovem Deputado operário.

Gostaria de prestar aqui, em meu nome pessoal, em nome do povo do meu Estado e em nome da bancada do PDT, nossa sincera homenagem a Bambirra e de demonstrar nossa solidariedade e nossos sentimentos a seus familiares e amigos.
Muito obrigado a todos.

Participe, deixe sua opinião!