Sr. Presidente, Srs. Deputados, cabe-me representar o PDT neste momento. Na verdade, essa representação seria melhor se feita por Luciano Leitoa, Deputado mais jovem do Brasil e que pertence ao nosso partido. Mas S.Exa. está licenciado.
Já um pouco mais velho, tive os mesmos sonhos dos que aqui agora estão presentes, e por isso quero, ao parabenizá-los e incentivá-los, tentar transmitir-lhes o que penso a respeito da juventude do Brasil.
Anteontem recebi uma foto de mais de 30 anos. E lá estava eu, sentado com um grupo de amigos no Pico da Bandeira, ainda com cabelos na cabeça e muitos sonhos dentro dela. Alguns deles se perderam no tempo; outros consegui realizar, mas efetivamente o que não perdi de lá para cá foi a capacidade de sonhar.
Essa percepção todos nós, jovens e adultos, devemos manter. É por isso que vocês têm de exigir que sejam vistos como adultos e não só como jovens aqueles que não são crianças nem adultos, que estão numa posição intermediária , uma vez que não compõem apenas o futuro, mas também são o presente desta Nação.
Não podemos esperar que as coisas sejam feitas para nossos filhos ou nossos netos. Precisamos construir esta Nação agora, e para tanto é imprescindível a participação de todos nesse processo.
Parabenizo o Deputado Reginaldo Lopes pela promoção da Semana Nacional do Jovem e por ter conseguido mobilizar a juventude para defender uma postura que não é mais segmentada, mas nacional e universal, pois vocês vão passar por coisas pelas quais ainda não passamos, porque estamos vivendo um tempo de mudanças; e como nossos pais não conviveram com elas, não são as pessoas indicadas para nos ensinar. Além de autodidatas, vocês têm de ser pontas-de-lança e promover uma nova dinâmica para fazer o País funcionar.
Parabenizo todos os presentes e agradeço a oportunidade de estar aqui com vocês. Boa sorte. (Palmas.)