A ex-primeira-dama e o filho do ex-presidente chegaram ao Senado por volta das 15h, quando se encaminharam ao gabinete do senador Jéfferson Peres, líder do PDT na Casa. Lá entregaram à bancada o estatuto do Centro de Estudos Sociais Presidente João Goulart, e às 15h30 seguiram para o Plenário, quando foram recebidos na Tribuna de Honra. Lá a Ordem do Dia foi suspensa por dez minutos, para que os senadores cumprimentassem e discursassem sobre a trajetória do ex-presidente e de Maria Thereza.
De lá ambos seguiram para a Liderança do Partido na Câmara dos Deputados, quando em encontro com a bancada receberam uma placa do líder Dr. Hélio (SP), em homenagem à trajetória do ex-presidente e de Maria Thereza. Ambos estiveram também no Plenário da Câmara dos Deputados, quando a Sessão foi mais uma vez suspensa por cinco minutos, para que os parlamentares cumprimentassem a ex-primeira dama.
Ao expor o objetivo do Centro de Estudos para a bancada, João Vicente afirmou que todas as batalhas empreendidas por seu pai durante sua trajetóriia política foram centradas no objetivo de se estabelecer relações harmônicas entre capital e trabalho.
João Vicente afirmou ainda no Senado que seu pai teve apenas um ano, três meses e alguns dias na Presidência da República, durante regime presidencialista: “É para resgatar aquele momento histórico que gostaríamos de pedir que possamos trazer para o debate político o período, a luta social e a história, que ainda hoje são incompreendidos”, disse João Vicente.