O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou 229 propostas nas 175 sessões deliberativas (ordinárias e extraordinárias) em 2009. O deputado federal Dr.Mário Heringer (PDT-MG), também coordenador da bancada mineira na casa, avalia como positivo este balanço. Entre as propostas aprovadas, o Dr. Mário Heringer aponta muito avanços, como o aumento de recursos para a educação, a ampliação da
merenda escolar, a obrigatoriedade de air bags nos carros, o aumento do controle de torcidas em estádios.
“Além disso, o Plenário aprovou outras matérias de destaque – as novas regras para campanhas eleitorais, o aumento de recursos para habitação popular, a política nacional sobre mudança climática e o piso salarial para agentes de saúde”, explica o parlamentar.
De acordo com o Dr. Mário Heringer, é preciso lembrar entretanto, que projetos importantes como o que acaba com o fator previdenciário e a reposição e o que estabelece a reposição dos aposentados e pensionistas de acordo com a inflação acabaram ficando para este ano.
“A expectativa é que, apesar de toda a pressão do governo, estes projetos possam ser votados no Plenário da Câmara em 2010. Até entendo que haja prioridades para o Executivo, como os projetos que tratam da exploração da camada do pré-sal, mas não podemos esquecer projetos de cunho social tão importantes quanto os que tratam dos aposentados e pensionistas. São discussões que interessam a toda a nação”, conclui o deputado.