O reitor a Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF, Henrique Duque, encaminhou ofício ao deputado federal Dr.Mário Heringer (PDT-MG), no dia 25 de novembro, para informá-lo que o Ministério da Educação autorizou a transformação do Polo de Educação à Distância do Projeto Pró-Licenciaturas de Carangola, na Zona da Mata, em Polo de Apoio Presencial do Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil).
A mudança integra o Plano de Ações Articuladas de Minas Gerais (PAR-MG). A iniciativa foi do deputado Dr. Mário Heringer, que pediu ao reitor para entrar com o processo junto ao MEC visando esta melhoria para a população.
Na avaliação do deputado Dr.Mário Heringer a implantação do Polo de Apoio Presencial do Sistema UAB, em Carangola, representa um avanço para o município e todas as cidades vizinhas.“Será um espaço preparado e equipado com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infraestrutura, que incluirá ainda o apoio de tutores, que ficarão à disposição dos alunos”, explica. Funcionamento do Sistema UAB
O Sistema Universidade Aberta do Brasil tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. No caso de Carangola, a elaboração dos cursos é de responsabilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os alunos formados em cursos de graduação, na modalidade a distância do UAB, têm direito a diploma equivalente ao dos cursos de graduação presenciais.
O objetivo do sistema UAB é desenvolver a modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, além de ampliar o acesso à educação superior pública levando tais cursos às diferentes regiões do país.
Em 2007, o Ministério da Educação atingiu um total de 291 polos educacionais, por meio do Sistema UAB, com a abertura de 46 mil vagas de ensino superior. O objetivo do MEC é de chegar à 2010, com mais de mil polos em funcionamento,e por conseguinte alcançar um total de 300 mil novas vagas neste sistema de educação superior.