O Prefeito de Reduto, Márcio Gerard, avalia como positiva a iniciativa, mas afirma que é preciso mais iniciativa por parte dos produtores. “Estamos reforçando o movimento com esta manifestação, que nos trará bons resultados. Eu tenho certeza de quem já está lucrando e começando a ficar conhecido com isso é o produtor. Precisamos crescer mais a participação dos produtores, mas esta manifestação foi uma grande demonstração de força da classe agrícola”, afirma Márcio.
“Hoje, pudemos mostrar para as pessoas da região e aqueles que passaram por essa região para curtir o carnaval na praia, que o Brasil rural funciona e coloca comida na mesa das pessoas. Estamos mostrando ao Governo Federal que podemos fazer coisas diferentes. Passamos um ano brigando pela emenda que liberou os recursos da CPR e conseguimos. Mas essa luta tem que ser constante. Temos que acordar e dormir lutando”, declarou o deputado. O parlamentar, natural de Manhumirim, renunciou às festas do carnaval para apoiar o protesto, permanecendo na região durante toda a última semana dando assistência a sua base.
Dentro de quinze ou vinte dias, todos prefeitos, câmaras municipais, com seus presidentes e membros, presidentes das associações comerciais, presidentes de sindicatos, além representantes de categorias de produtores e trabalhadores, serão convocados para uma nova reunião, que deve acontecer em Manhuaçu.
Na reunião, serão estabelecidas políticas regionais para a cafeicultura, para possibilitar que o benefício do trabalho dos agricultores fique na região, gerando impostos, trabalho e renda. “Os governos municipais têm condição absoluta de mostrar ao Brasil como é que se faz política agrícola”, afirma o Deputado Federal, que pretende organizar o encontro em data próxima ao Simpósio do Café, que acontece agora, no início de março.