Avança PL do Dr. Mário para ampliar prazo de apresentação de certidão negativa

Avança PL do Dr. Mário para ampliar prazo de apresentação de certidão negativa

 

Com base em dados de uma pesquisa do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 115/2021, tratando de estender o prazo de validade de certidão negativa de débito para micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais (MEIs). A matéria foi aprovada nesta quarta (01), sob forma de substitutivo na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.


“Enquanto 5% fecharam de vez; 79% das empresas tiveram faturamento reduzido em virtude da epidemia; 34% das empresas possuem dívidas em atraso; e 49% dos empresários buscaram algum tipo de crédito bancário”, ressalta o parlamentar a respeito das informações resultantes da pesquisa.
Diante do cenário econômico negativo, Dr. Mário defende que o Poder Público flexibilize algumas exigências legais a título temporário, para que eles possam se desafogar um pouco de suas despesas correntes, visto que a receita se encontra incerta.

Pesquisa

Os setores investigados pela pesquisa que apresentaram queda mais expressiva no faturamento semanal foram o turismo (- 59%), a economia criativa (- 58%), os serviços de beleza (- 47%), os serviços de alimentação e o artesanato (- 46%).

Relatório

Em seu voto, o relator, deputado Geninho Zuliani, apresentou substitutivo que amplia ainda mais o prazo, fixando como início do prazo para extensão de 90 dias , 12 meses após o término do estado de emergência em saúde pública de importância nacional reconhecido pelo Ministério da Saúde, em decorrência da infecção humana pela Covid-19.

“O estado de emergência em saúde pública de importância nacional, declarado pelo Ministério da Saúde ainda está em vigor e não apresenta prazo definido de vigência, e será encerrado por ato do próprio Ministério, cujas decisões são influenciadas pelas ações da Organização Mundial de Saúde”, justificou o relator.
A matéria segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Acompanhe a íntegra do projeto e sua tramitação: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2293416

Leave a comment