Em iniciativa para socorrer universidades federais, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) encaminhou ao Governo Federal documento sugerindo o encaminhamento imediato de projeto de lei com objetivo de liberar recursos a essas entidades.
Em oficio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o parlamentar pedetista alerta que sem recursos as universidades não poderão custear despesas básicas como água, luz, limpeza. Dr. Mário lembra que a crise econômica nas entidades federais é agravada pelo bloqueio de R$ 1 bilhão, em função da chamada “regra de ouro” da Constituição Federal, que limita as despesas do Executivo Federal. Entretanto, a própria Constituição permite que sejam liberados créditos por maioria absoluta do Poder Legislativo.
“O protagonismo acadêmico tem relevâmcia maior quando lembramos que as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG) estão desenvolvendo duas vacinas próprias nacionais contra a covid-19, numa corrida para dar autonomia e protagonismo ao País no processo mundial de imunização”, ressalta o presidente do PDT de Minas.
Contribuições na pandemia
São inúmeras as contribuições da produção científica em universidades públicas, especialmente em meio à pandemia. Entre exemplos, além das vacinas desenvolvidas pela UFMG e UFRJ; estão pesquisadores das universidades de Brasília (UnB) e de Campina Grande (UFCG). Eles desenvolveram dois modelos distintos de máscaras que inativam o vírus da covid-19, ambas à base de nanopartículas de quitosana, ampliando, assim, a proteção dos
trabalhadores em saúde e das pessoas em geral.
Outra iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi desenvolver uma máscara de ventilação não-invasiva para auxílio do tratamento da covid-19 em pacientes internados com quadros de leve a moderado.
Confira o documento na íntegra: https://urless.in/rnQWH