

Atento às informações de que podem faltar medicamentos para pacientes acometidos pelo Coronavírus, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT) luta para que não haja falta de insumos.
“A imprensa tem noticiado recentemente o risco de escassez da oferta de bloqueadores neuromusculares e outras medicações necessárias aos processos de sedação e intubação dos pacientes internados com covid-19. O risco de desabastecimento de oxigênio hospitalar, como o que aconteceu meses atrás no Amazonas, é iminente em alguns Municípios. Paralelamente a isso, registra-se grande demanda por EPIs, medicamentos terapêuticos e todo o conjunto de insumos utilizados no enfrentamento à pandemia, sobretudo com o aumento expressivo dos casos recentemente”, explica o parlamentar.
Foi aprovada nesta quarta-feira (24), na Comissão de Seguridade Social e Família, requerimento do deputado Dr. Mário para a realização de audiência pública para debater a logística de insumos no combate à covid-19.
O deputado pedetista destaca que a circulação de novas cepas da doença, mais transmissíveis e virulentas que a cepa original deve ser levada em consideração no momento atual e que redes de saúde, públicas e privadas, devem estar munidas de todos insumos necessários ao pronto atendimento dos internos, “com medicação terapêutica, oxigênio hospitalar e medicação para auxílio à intubação, nos casos mais severos”.
São convidados para a audiência, ainda com data a ser marcada, o ministro da Saúde, além de Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Suzana Margareth Ajeje Lobo, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib); Omilton Visconde Jr., presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e Fernando de Castro Marques, diretor-presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais.