Segundo-secretário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) defendeu, nesta quarta (04), mais mulheres no parlamento brasileiro. Durante debate com universitários de todo Brasil, o presidente do PDT mineiro afirmou ser favorável à política de cotas nos partidos políticos. Pela legislação brasileira, as legendas devem apresentar pelo menos 30% de candidaturas de mulheres.
“Sabemos que é desigual a representatividade das mulheres aqui na Câmara dos Deputados, ainda que exista uma regra para que haja um mínimo de candidaturas de mulheres a serem apresentadas pelos partidos. Em 2018, tivemos o aumento da bancada feminina, de 51 para 77, mas ainda é muito pouco, infelizmente. Imagine, de 513, 77 mulheres. Só 15%”, lamenta o parlamentar que, ao defender política de cotas para mulheres, foi aplaudido pelos estudantes em debate deles com deputados federais.
Transmitido ao vivo pelo Youtube, o programa Direto das Comissões é promovido em todo Estágio-Visita, quando estudantes de todo país participam de uma série de atividades na Câmara dos Deputados. Para fazer o Estágio-Visita, o estudante precisa estar matriculado em um curso de nível superior e ser indicado por um deputado federal.
A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados é responsável pelo programa de Estágio-Visita, que possui duração de cinco dias e 10 edições anualmente. Durante sua gestão como segundo-secretário, o deputado federal Mário Heringer ampliou o número de vagas para estudantes, de 70 para 80, a cada edição, somando.