O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) lembrou o aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha e recomendou que a igualdade entre homens e mulheres deva ser debatido dentro de casa, na criação de nossos filhos.
A lei é considerada um dos mecanismos mais modernos do mundo para combater violência contra a mulher, mas dados oficiais mostram que a cada dia aumentam os números de feminicídios.
“Por que os homens matam as mulheres? Por insegurança, ciúme. Mas precisamos considerar o principal motivo: infelizmente, não criamos nossos filhos para respeitarem as mulheres. Precisamos, dentro de casa, dentro da sociedade, mostrar que somos uma coisa só. Homem e mulher tem os mesmos direitos”, defende o parlamentar, segundo-secretário da Câmara dos Deputados.
A Lei Maria da Penha ganhou esse nome em função de uma vítima que, por causa das agressões do companheiro, perdeu os movimentos das pernas. Mas a lei não trata apenas da violência física. Ela prevê que é também crime agressão verbal, constrangimento e uma série de ações que muitas vezes são resultado de um relacionamento abusivo.