Dr. Mário Heringer integra grupo de mais influentes do Congresso

Dr. Mário Heringer integra grupo de mais influentes do Congresso

Segundo-Secretário da Câmara tem poder de articulação destacado ao longo dos mandatos

Pela sexta vez, o segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG), integra lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A publicação (https://www.diap.org.br/images/stories/cabecas-2019-resumo-imprensa3.pdf) indica que ele está entre 50 parlamentares em ascensão, integrando seleto grupo de 150 mais influentes.

“O reconhecimento de nosso trabalho nos motiva a cada dia buscar o melhor para os mineiros e brasileiros. Claro que, independentemente de ser lembrado e citado em um levantamento de influência, as ações do meu mandato sempre são no sentido de mais justiça e proteção aos cidadãos. Vivemos hoje um momento de muita polarização, de uma disputa equivocada entre novo e velho. O importante, na minha avaliação, é agir com princípios éticos para honrar os votos a mim confiados”, avalia Dr. Mário Heringer, que preside o PDT de Minas Gerais e exerce seu quinto mandato como deputado federal.

Trajetória

Além desse ano de 2019, o pedetista integrou a lista dos 150 parlamentares mais influentes, conforme o Diap, em 2008, 2009, 2010, 2013 e 2016. Foi apontado “Cabeça do Congresso” em 2009, 2010 e 2016. As justificativas para classificá-lo como influente são “parlamentar ativo, com forte articulação e influência nos trabalhos de bastidores” e “excelente formação acadêmica”. Dr. Mário é especialista em Ortopedia, Fisiatria e Administração Hospitalar.
Em 2008, Dr. Mário foi avaliado como “parlamentar articulado”, exercendo a vice-liderança do PDT e liderança do bloco PSB, PCdoB, PDT, PMN e PRB. Nos anos seguintes, teve ressaltado seu trabalho como vice-líder e líder partidário, além de coordenador da bancada mineira, Secretário de Relações Internacionais e Ouvidor-Geral.

A categoria em que Dr. Mário se enquadra, de articulador, é definida pelo Diap como parlamentar “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria o credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”. O levantamento ainda ressalta que muitos dos articuladores “exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões”.

Além da categoria de “articuladores”, o Diap classifica os parlamentares influentes como “debatedores”, “formuladores”, “formadores de opinião” e “negociadores”.

Fundado em 1983, o Diap é composto por 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações de todo Brasil. O levantamento dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional é realizado desde 1994, com participação de políticos, jornalistas, cientistas políticos, analistas e assessores da Câmara dos Deputados e do Senado.

 

Leave a comment