Brasil precisa rever acordo com México

Brasil precisa rever acordo com México

Atento às movimentações de mercado, o segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG), alerta para a possibilidade de retração no setor automobilístico. Em participação no Programa Panorama Internacional, da Rádio Favela FM, o presidente do PDT de Minas ressaltou as diferenças tributárias no Brasil e no México, protagonistas de um acordo de livre comercio envolvendo importações e exportações.

De acordo com Dr. Mário, é preciso analisar as diferenças de cargas tributárias nos dois países. O México possui mais competitividade no setor. “O México tem um perfil de exportador, enquanto vendemos commodities. O México produz de forma mais barata e vende mais barato carros em relação ao Brasil”, alerta.

A possibilidade de o mercado brasileiro ser tomado por carros produzidos no México e desaquecer o mercado interno é real, ainda mais diante de uma crise econômica. “Podemos perder empregos e eu confio que o governo brasileiro reveja o acordo”.

O carro Mexicano custa até 44% menos que o brasileiro. Estudo de mercado indica que produzir um carro no México custa 18% menos que no Brasil. Quando são aplicados impostos, a situação piora e a diferença pode chegar a 44%. Além disso, o México é produtor de veículos de alto valor agregado, tornando seu mercado com maior volume de recursos.

 

Leave a comment