O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) faz um alerta para que o patrimônio cultural de Minas Gerais tenha proteção. Ao participar do Programa Panorama Internacional, da Rádio Autêntica, Favela FM, de BH, o parlamentar propôs uma reflexão a respeito da lição que o incêndio em Notre Dame, Paris, França, pode nos deixar.
“Será que estamos tendo o cuidado suficiente para proteger nossas igrejas em Minas, proteger nosso patrimônio cultural?”, questionou.
Reportagem publicada pelo jornal O Tempo indica que pelo menos 80 igrejas mineiras tombadas e outros equipamentos culturais como o Arquivo Público de Minas Gerais e a Biblioteca Pública possuem problemas em sistemas de combate a incêndio e equipamentos de segurança.
“Nós tivemos o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e, agora, esse incêndio em Notre Dame é mais um alerta. Precisamos cuidar do nosso patrimônio e e ter capacidade de poder prevenir acidentes e agir”, afirma o presidente do PDT de Minas.
Em setembro de 2018, um incêndio destruiu parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Minas Gerais abriga um acervo de história reconhecido internacionalmente. A histórica cidade de Ouro Preto, por exemplo, sedia o Museu da Inconfidência, segundo museu federal mais visitado do Brasil.