Dr. Mário Heringer apresenta propostas para segurança pública

Dr. Mário Heringer apresenta propostas para segurança pública

 

Projetos do parlamentar do PDT de Minas apresentados em 2018 estão perto de se transformar em Lei.

O deputado federal Dr. Mário Heringer apresentou no segundo semestre de 2018 projetos de lei para reforçar a segurança pública, especialmente combater o crime organizado dentro de presídios brasileiros. As propostas tramitam em conjunto com um pacote de medidas de Segurança Pública e está pronto para apreciação em Plenário da Câmara dos Deputados.

“Ao longo de meus quatro mandatos, a segurança pública sempre foi um tema importante. Presidi a Comissão de Direitos Humanos em 2004 e pude desenvolver um trabalho diferenciado, alertando a todos sobre o aumento da violência. Naquela época, já me chamava atenção a falta de segurança dos próprios agentes de segurança em todo Brasil. Por isso defendi e defendo a necessidade de proporcionar melhores condições de trabalho, com modernização de equipamentos e aperfeiçoamento profissional. De 2004 pra cá, pouco foi feito em relação a isso. Infelizmente.

Em 2017, quase 400 policiais foram assassinados no Brasil. Pensar a segurança pública, é pensar, também, a segurança dos agentes de segurança”, afirma Dr. Mário Heringer.

O parlamentar, presidente do PDT de Minas, defende o enfrentamento da corrupção dentro do sistema de segurança pública. Diante disso, apresentou o Projeto de Lei 10741, que propõe duplicar a pena para agentes que praticam prevaricação. Para explicar melhor, prevaricação é um crime cometido especialmente por funcionário público para atender um interesse pessoal. É comum a gente ver presos, por exemplo, usando celular dentro dos presídios. E muitos desses aparelhos são vendidos por agentes de penitenciárias. Ou seja, o funcionário público da segurança pública é corrompido, pratica o crime de permitir ou até de fornecer celular em troca de dinheiro, que é vantagem pessoal.

Também sobre essa questão de uso de celular nos presídios, que resulta no comando de crimes de dentro da cadeia, Dr. Mário apresentou o Projeto de Lei 10743/2018. Ele prevê algumas alterações na Lei de Execução Penal para combater o uso de celular por presos. “Na esfera de mais segurança dentro dos presídios, também apresentei o projeto 10936/2018. Entre várias medidas, nele está previsto que, no prazo de dois anos, a revista pessoal deverá passar a ser feita por meio de equipamentos que dispensem o contato manual. Isso servirá para melhorar ao máximo resultados e eliminar em definitivo o tratamento vexatório ao qual são submetidos os visitantes”, explica o deputado federal.

 

Tráfico de drogas

 

Sobre os presos no Brasil, levantamento junto aos tribunais de justiça indicou, em 2017, que de cada três presos, um responde por tráfico de drogas. O crime de tráfico de drogas leva a diversos outros tipos de crimes. A rede do tráfico de drogas é complexa e combater esse tipo de problema é uma outra frente que Dr. Mário defende.

Nesse sentido, o parlamentar federal apresentou o Projeto de Lei 10742/2018, que trata da obrigatoriedade do uso de cães farejadores em aeroportos para coibir a entrada de drogas no país. “Infelizmente, sabemos que é ineficiente ou muitas vezes sequer existe fiscalização em nossos aeroportos. Temos deficiências. Faltam pessoal, equipamentos, estrutura. E o uso de cães nessa luta é o que proponho. Combater a corrupção no sistema de segurança pública. Lutar por mais segurança para agentes de segurança. Ser mais duro nas penas para servidores públicos que compactuam com a criminalidade. São muitas as ações necessárias. Estou trabalhando. Por um Brasil com menos violência. Contem comigo”, encerra Dr. Mário.

Comments: 2

Leave a comment