A segurança pública é um dos problemas de Minas e do Brasil que me deixam muito inquieto. Em sete anos, o número de assassinatos em Minas duplicou, colocando o estado em quinto lugar no ranking de violência do país. Para combater esse problema, destinei diversas emendas a essa área, com objetivo de reforçar infraestrutura das polícias e implantar sistema de videomonitoramento em cidades do interior de Minas. Ao todo, são mais de R$ 7,2 milhões em emendas de minha autoria para a segurança pública, apenas em 2018. Essas emendas beneficiam quase 30 cidades nas mais diversas regiões do estado.
Acompanho de perto a situação da violência, integro a comissão da Câmara dos Deputados que avalia a intervenção no Rio de Janeiro e também destinei por emendas recursos para melhorar a infraestrutura das polícias militar e civil do meu estado. Isso porque aumentar o aporte de recursos para essa área é uma das formas de fortalecer nossas entidades envolvidas no combate à violência. As cidades beneficiadas com emendas em 2018 são Araxá (Triângulo); Durandé, João Monlevade, Manhuaçu, Manhumirim, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São João Nepomuceno (Zona da Mata); Curral de Dentro, Icaraí de Minas, Santa Cruz de Salinas, São João do Paraíso, Taiobeiras (Norte); Governador Valadares, São Sebastião do Anta, Tumiritinga (Vale do Rio Doce); Córrego Novo, Itabira, Pingo D’Água (Vale do Aço); Baependi (Sul).
Outra medida que tomei recentemente foi encaminhar requerimento à Presidência da Câmara dos Deputados para que seja mais rápido o despacho para aprovarmos uma proposta de criação de um Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública. Esse fundo tem como objetivo promover o aprimoramento das atividades de segurança pública desempenhadas por estados. Discursei na Câmara dos Deputados a respeito da situação alarmante de violência no interior de Minas.
Voltamos à época do cangaço e precisamos reagir com urgência. Defendo políticas públicas para conter a violência, com projetos sociais e incentivo à frequência na escola, além da implementação de projetos que envolvam esportes, afastando nossos jovens e crianças da criminalidade. Mas, além disso, precisamos dar uma resposta imediata à sociedade para que nossa gente possa viver com mais tranquilidade. E é dessa forma, com recursos, que podemos remediar esse problema.